Competências



O APCP enfoca um conjunto de 12 competências, que se combinam e se manifestam com intensidades diferentes de indivíduo para indivíduo, indicando os estilos de conduta do analisado, com suas principais características práticas:

 

Assertividade: Coloca-se diante das situações de modo afirmativo, não omitindo suas opiniões ainda que desfavoráveis, buscando abordar fatos e idéias de forma direta; posiciona-se diante das mais diversas circunstâncias de modo claro e objetivo, orientando pessoas em geral, com o foco nos resultados almejados.

 

Autodesenvolvimento Contínuo: Busca oportunidades para desenvolver suas capacidades pessoais e profissionais; melhora constantemente seu desempenho individual por iniciativa e motivação próprias; age com curiosidade e inquietação pelo novo.

 

Conformidade a Regras: Acata regras e procedimentos apresentados em quaisquer situações, procurando segui-los, adotando-os para si e orientando outras pessoas, como subordinados e pares sempre à luz das mesmas; tende a atuar de forma auto-disciplinada e valoriza precisão e perfeição.

 

Desenvolvimento de Pessoas: Assume um papel de co-responsável pelo processo de desenvolvimento de pessoas ligadas ao seu trabalho. Planeja e acompanha em conjunto com cada membro da equipe, os objetivos com prazos determinados, verificando o cumprimento dos mesmos e identificando, eventualmente, a necessidade de correção de rumos. Procura ensinar, mostrar como se faz, treinar, orientar, reforçar comportamentos desejáveis, formar sucessores, utilizando erros para orientar pessoas, oferecendo feedback.

 

Empreendedorismo: Procura caminhos ainda não percorridos, busca produtos e processos de fato novos; sabe rastrear novas oportunidades de mercado, deseja criar tecnologia, inventar soluções inéditas alinhadas a uma visão integrada do negócio, estabelecendo estratégias de ação de forma a manter a empresa em patamar competitivo frente ao mercado; caracteriza-se por uma curiosidade sadia pelo novo, não se contentando com a primeira informação; faz perguntas, checa os fatos e pesquisa.

 

Gerenciamento de Conflitos: Lida com conflitos e diferenças abertamente, usando-os produtivamente na tomada de decisão. Obtém soluções construtivas a partir de situações antagônicas, mantendo um clima de relacionamento sadio; age como mediador em situações tensas, buscando a solução do problema sem se tornar parte dele.

 

Iniciativa: Aproveita oportunidades presentes e age com rapidez em situações críticas assumindo riscos calculados; toma medidas que solucionam desafios imediatos; age projetivamente e também preventivamente, a médio ou longo prazo; tende a agir com independência e de forma pró-ativa frente às situações que exijam tomada de posição; busca superar expectativas.

 

Liderança: Procura dividir informações e decisões com o grupo; tem facilidade para obter o comprometimento dos pares e equipes; tende a energizar e motivar pessoas, conseguindo recursos materiais e humanos para tornar os processos mais eficientes e eficazes; defende sua equipe e tem um padrão energético carismático, reconhecido por todos; catalisa esforços grupais em prol de resultados, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento das pessoas.

 

Negociação: Estabelece articulações no seu âmbito de atuação que possibilitam a conciliação de interesses para a consecução dos objetivos comuns; sabe lidar com intenções diferentes, respeitando os pontos de vista alheios; expressa flexibilidade e boa capacidade de escuta, sabendo agir como um consultor de necessidades.

 

Orientação ao Cliente: Tem disposição para identificar corretamente as necessidades e expectativas dos clientes, fornecendo soluções adequadas, oportunas e com qualidade; mantém-se atento às tendências do mercado, procurando as melhores práticas disponíveis de soluções, podendo superar as expectativas do cliente.

 

Relacionamento Interpessoal: Desenvolve contatos humanos agradáveis de forma generalizada e não seletiva com profissionais internos e externos à empresa, valorizando pessoas de todos os tipos, absorvendo a diversidade, adequando a comunicação e gerando um clima favorável ao diálogo; tem facilidade para dar e receber feedbacks; cria ao seu redor um clima de compreensão e respeito, percebe as necessidades individuais numa interlocução; em equipe faz concessão em prol dos objetivos comuns do grupo; percebe a interdependência dos elementos da equipe não desprezando contribuições individuais e agindo como um integrador de individualidades ao corpo do grupo; mantém uma atitude de partilha; adere às decisões tomadas pela equipe; cultiva relacionamentos.

 

Tomada de Decisão: Para tomar decisões adota enfoque analítico frente a situações complexas. Define o problema, identifica objetivos de decisão e diagnostica causas de forma criteriosa; busca alternativas selecionando as melhores para então implementar ações fazendo o monitoramento e devidos ajustes.

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